Youtube TV é aqui!

[Total: 0    Average: 0/5]

Depois de muitos meses de rumores, a Google finalmente anunciou o lançamento de sua mais recente plataforma de entretenimento: o YouTube TV.

Conheça o Youtube TV e tire suas dúvidas

Vindo para competir diretamente com os serviços de streaming já consagrados, como Netflix e Hulu, a novidade também promete desbancar operadoras de TV a cabo. Se você ouviu falar sobre o assunto mas ainda tem dúvidas a respeito, fique tranquilo! Nosso objetivo é explicar certinho pra você o que é e como funciona essa novidade.

Google Ads:

1.  Afinal, o que é o YouTube TV?

O YouTube TV é um serviço de streaming, similar ao Netflix, mas com algumas peculiaridades. A maior delas é o fato de que através desta plataforma será possível assistir a canais de TV, aberta ou a cabo, online e ao vivo. A promessa da Google é que mais de quarenta canais de televisão estejam disponíveis para os usuários, ao preço de 35 dólares por mês. Dentro deste pacote e valor, inclusive, o usuário poderá ter até seis contas diferentes. Ou seja: a família inteira pode usar o mesmo plano, pagando somente o preço de uma conta. O valor reduzido em relação aos preços aplicados pelas operadoras de TV a cabo é, com certeza, um diferencial que chama bastante atenção.

2.  É sempre necessário conexão com a internet?

Não! A conexão com a internet não é fator fundamental para utilizar o serviço. Sabe por quê? Porque é possível armazenar conteúdos e assistir depois no modo offline. Este recurso também foi recentemente implementado pela concorrente Netflix. Mas neste quesito, a Google sai na frente devido a algumas exclusividades:

Google Ads:

 

  1. Espaço ILIMITADO de armazenamento em nuvem no formato DVR
  2. Possibilidade de “gravar” o conteúdo ao vivo para assistir depois
  3. Acesso a conteúdo sob demanda dos canais parceiros

 

Em outras palavras: será possível ao usuário assistir seu programa preferido onde quer que esteja, ao vivo ou sob demanda, com facilidade e praticidade.

 

3.  Só tem conteúdo ao vivo?

Tem canais ao vivo, tem conteúdo sob demanda e tem excelentes recomendações criadas especificamente para o usuário! Ou seja: é um misto de TV a cabo com YouTube tradicional e Netflix. São três seções principais dentre as quais o usuário pode navegar:

 

  1. Live (ao vivo)
  2. Library (biblioteca)
  3. Home (página inicial com as sugestões personalizadas)

 

Também é possível fazer buscas no catálogo, por título, por autor e até mesmo por tema, como “viagem no tempo”, por exemplo. A busca por tema traz como resultado tanto filmes quanto programas de TV que se enquadrem no que foi solicitado.

4.  Quais canais vão ter?

Os canais mais populares dos Estados Unidos já marcam presença entre a lista de confirmados para o YouTube TV: ABC, FOX, NBC, CW, ESPN, Showtime, SyFy, Disney e muitos outros! Apesar de já contar com 40 canais, alguns bastante importantes ainda não fazem parte da novidade, como CNN e HBO. Este último até podemos entender o porquê: ele já oferece a possibilidade de uso em diversos dispositivos com funcionalidades parecidas com o que o YouTube TV promete, através do serviço chamado “HBO Go”.

5.  Só é possível usar em TVs?

Praticidade é a palavra-chave aqui. Ou seja: não, não é necessariamente obrigatório o uso do YouTube TV através de uma televisão com ChromeCast, por exemplo. Quando elaboraram o projeto, os criadores deixaram bem claro que o propósito desta nova plataforma é servir a um público que está cada vez mais conectado ao seu celular e consome conteúdos no sistema multi-telas. Ou seja, assiste televisão enquanto acessa as redes sociais e conversa no WhatsApp. Os chamados ‘millenials’ não querem estar presos a uma televisão física e valorizam a praticidade de poderem assistir o que quiserem onde quer que estejam.

6.  Quando estreia?

A Google não determinou uma data de estreia oficial para a nova plataforma, apenas informou que ocorrerá nos próximos meses. Especula-se que o lançamento ocorrerá até o final de junho nos EUA, mas não há informações oficiais a respeito disso. Mesmo assim, já é possível fazer um pré-cadastro acessando tv.youtube.com. Infelizmente, não há previsão sobre quando a nova funcionalidade estará disponível para outros países além dos Estados Unidos. Por enquanto, o foco da Google está no país norte-americano onde o potencial de consumo é provavelmente muito mais intenso. Aguardaremos ansiosos até que a novidade chegue aqui no Brasil!

Leave a Comment